Urticária Crônica Espontânea e Urticárias Induzidas, qual a diferença?

Muitos pacientes de urticária têm a mesma dúvida: como eu sei se a urticária é espontânea ou induzida? A urticária é uma doença na qual as urticas (lesões avermelhadas em alto relevo na pele) e a coceira se associam. Quando a urtica apresenta um quadro repentino e com duração menor de seis semanas é diagnosticado como urticária aguda, já casos com mais de seis semanas são classificados como urticária crônica. A partir daí, para identificar se é crônica espontânea ou crônica induzida é preciso monitorar o histórico do paciente. Segundo dados da Novartis Brasil, estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida.

Conforme analisa a dermatologista Dra. Clarissa Prati, – no episódio “UCE X UCI” – do Podcast Doenças de Pele / Psoríase Brasil – é Urticária Crônica Induzida (UCI) quando é possível identificar uma causa para o surgimento das lesões, através do histórico do paciente. Normalmente, há um motivo físico que leva a liberação de histamina, um mediador inflamatório que dilata as veias, fazendo que a pele fique vermelha, inchada e coce. Alguns dos motivos comuns: o dermografismo, quando a urtica se desencadeia por fricção ou pressão na pele, como um desenho na pele, um cinto apertado ou uma alça da bolsa machucando.

Já nos casos da Urticária Crônica Espontânea (UCE), não é possível diagnosticar a causa do surgimento das urticas, não se consegue identificar um reagente, um fator externo, como alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, entre outras causas. A UCE, doença que atinge cerca de 1 milhão de brasileiros, é caracterizada pelo quadro diário ou quase diário de urticas e/ou angioedemas na pele, que “se movem” pelo corpo, desaparecendo do lugar original e reaparecendo em outros locais. As crises duram, em média,  pelo período superior a seis semanas.

Ademais, Dra. Clarissa relata que é possível que o paciente de UCE também apresente UCI.  “É muito comum pacientes de UCE, com lesões que surgem primeiro sem desencadeante, terem também UCI por pressão, por exemplo”, explica ela. 

As pessoas com UCE podem ter somente urticas ou somente angioedema, ou urticas e angioedema ao mesmo tempo. Leia mais sobre o que são urticas e angioedema aqui

Para saber mais sobre as diferenças entre Urticária Crônica Espontânea e Induzida ouça o episódio UCE X UCI – do Podcast Doenças de Pele / Psoríase Brasil.

 

Diagnóstico e tratamento

Somente é possível descobrir qual é o tipo de urticária do paciente no consultório médico, investigando o histórico da pessoa e realizando alguns testes e exames físicos e de sangue. Contudo, conforme explica a dermatologista, não há exames certeiros que rotulem a UCE, o diagnóstico deve ser clínico. Já para a UCI, é possível testar o causador da  lesão, o motivo que se desconfia, a partir de um painel de exames.

Mas é possível viver bem sem os sintomas de urticária? SIM! Se diagnosticado corretamente, aliado ao tratamento certo, o paciente consegue viver livre dos sintomas. Ter acesso a informações e fazer acompanhamento com um especialista (alergista/imunologista ou dermatologista) são fundamentais para atingir esse controle total da UCE e UCI.

  • Fontes: Novartis Brasil e Dra. Clarissa Prati 
  • Dra. Clarissa Prati tem mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCRS e é Preceptora no Serviço de Residência em Dermatologia do Hospital São Lucas da PUCRS.

Leia também