O que é Urticária Crônica Espontânea (UCE)?

A UCE (Urticária Crônica Espontânea) é caracterizada pelo quadro diário ou quase diário de urticas e/ou angioedemas na pele, que “se movem” pelo corpo, desaparecendo do lugar original e reaparecendo em outros locais. As crises duram, em média,  pelo período superior a seis semanas. A ocorrência crônica espontânea é quando a urticária não é causada por nenhum fator externo, como alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, entre outras causas. 

Demora para o diagnóstico

A principal queixa dos pacientes é devido à demora de obter o diagnóstico correto à doença. Assim, acabam fazendo tratamentos para outros tipos de urticária e, por consequência, não há melhoras e seguem com a permanência do quadro e baixa qualidade de vida.  

Segundo a dermatologista Dra. Clarissa Prati, – no episódio O que é UCE – do Podcast Doenças de Pele / Psoríase Brasil – a UCE (Urticária Crônica Espontânea) costuma ser diagnosticada incorretamente como um quadro agudo, sendo tratado como urticária aguda. Para que isso não aconteça, a Dra. enfoca na importância de médicos e pacientes prestarem atenção no histórico e nos sintomas apresentados, fazendo uma investigação maior do caso.  “Possivelmente se trata de UCE quando as urticas aparecem e desaparecem em menos de um dia e migram entre partes do corpo, se repetindo por mais de seis semanas”, explica ela.

O que são urticas?

As urticas são lesões avermelhadas em alto relevo na pele, podem ser placas pequenas ou maiores, quando todas elas se unem. As urticas têm uma característica bastante peculiar: elas permanecem na mesma região por no máximo 24 horas, reaparecendo depois em outros locais do corpo. Isso dá a sensação para alguns pacientes de que elas estão se movendo.

As lesões coçam com bastante intensidade, prejudicando a vida do paciente em todos os aspectos pessoas e profissionais. Segundo Dra. Clarissa Prati, esse tipo de urtica costuma não deixar cicatriz e nem machas. 

O que é angiodema?

angioedema é um inchaço rápido (ou edema), que ao invés de afetar a camada externa da pele (a epiderme), como as urticas fazem, atinge os tecidos mais profundos da pele (a derme, tecido subcutâneo, mucosa e tecidos submucosais) que reagem rapidamente, conforme artigo da Novartis Brasil. O angioedema pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas traz mais impacto quando se manifesta no rosto, pois deforma significativamente a aparência das pessoas afetadas e causa, além da dor, muito constrangimento. O angioedema aparece muito rapidamente, em minutos, e some em até 72 horas, reaparecendo ou não em outras partes do corpo.

As pessoas com UCE podem ter somente urticas, ou somente angioedema, ou urticas e angioedema ao mesmo tempo.

Maior frequência dos 20 aos 40 anos

Conforme experiência clínica da dermatologista Dra. Clarissa Prati, a UCE costuma se desenvolver nos pacientes entre os 20 – 40 anos, e é mais comum entre as mulheres. 

Tratamento

É possível viver bem sem os sintomas de UCE, SIM!

Se diagnosticado corretamente, aliado ao tratamento certo, o paciente consegue viver livre dos sintomas da UCE. Ter acesso a informações e fazer acompanhamento com um especialista (alergista/imunologista ou dermatologista) são fundamentais para atingir esse controle total da UCE.

A boa notícia é que 92% das pessoas com UCE conseguem viver sem nenhum sinal ou sintoma doença quando recebem o tratamento adequado.

 

  • Quer saber mais sobre UCE? Escute também nosso podcast “Doenças de Pele”. 
  • Dra. Clarissa Prati tem mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCRS e é Preceptora no Serviço de Residência em Dermatologia do Hospital São Lucas da PUCRS.
  • Fonte: Novartis Brasil e Dra. Clarissa Prati 

Leia também