Reunião com prefeito de Esteio sobre a pesquisa de incidência de psoríase na população da cidade

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, juntamente com a secretária municipal de Saúde em exercício, Flávia Scariot Viecelli. receberam a presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima, a coordenadora de projetos da associação, Roberta Reis, e a vereadora Fernanda Fernandes, presidente Frente Parlamentar da cidade, para conhecer os dados preliminares da pesquisa sobre a incidência da doença psoriática na população do município.

O projeto-piloto de mapeamento da doença entre pacientes de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Esteio, terá os resultados apresentados em audiência pública a ser realizada no Congresso Nacional, em 04 de outubro. “Em um país que não tem dados oficiais sobre a doença, torna-se fundamental o trabalho de uma associação de pacientes”, enfatiza Gládis Lima.

Foram aplicados 1.816 questionários, entre setembro de 2022 e maio de 2023,  com o envolvimento de 65 agentes do município, capacitados por equipe de projetos da Psoríase Brasil. 

Dentre os pesquisados, 475 pessoas – 26,2% do total – tinha manifestação de algum problema dermatológico. Agora, estão sendo apurando os dados sobre a prevalência de psoríase entre o grupo analisado.

Projeto Prevalência de Psoríase na população de Esteio

Coordenação:

Roberta Reis – Coordenadora de Projetos da Psoríase Brasil

Maria João Paiva Nazareth – Consultora Internacional

Dra. Isabela Lucchese Gavioli – responsável pela aplicação no Comitê de Ética da Plataforma Brasil

 

Leia também