Pesquisa sobre a incidência da doença psoriásica em Esteio (RS)

O projeto-piloto da Psoríase Brasil sobre a prevalência de doença psoriásica em Esteio (RS), cidade metropolitana de Porto Alegre, iniciou em 23 de agosto de 2022 e tem como objetivo mapear a população atendida pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que apresentem sintomas de psoríase. O município já realizou rabalhos com a ONG para capacitar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de identificar com mais facilidade e encaminhar à tratamento as pessoas que têm psoríase.

A prefeitura da cidade de cerca de 86 mil habitantes, juntamente com a Câmara Municipal, tem apoiado o trabalho da Psoríase Brasil há anos. Além das capacitações voltadas a médicos e a agentes públicos de saúde, já foram realizadas campanhas de conscientização e, desde o ano passado, a Associação, em parceria com o munícipio e com consultores, está realizando cadastro de pacientes com o objetivo de ter resultados sobre a prevalência da doença na população da cidade.

A presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima, a coordenadora de Projetos da ONG, Roberta Reis, e a coordenadora de Comunicação, Ana Paula Dixon, estiveram reunidas com a vereadora de Esteio (RS) e presidente da Frente Parlamentar de Doenças Crônicas de Pele do município, Fernanda Fernandes, para tratar do andamento da pesquisa inédita sobre a incidência de psoríase e artrite psoriásica na população da cidade. Na pauta da reunião, realizada em 08 de fevereiro, também foram abordadas as ações já programadas para 2023 pela Associação.

Até o momento foram cadastradas pelos pesquisadores da Psoríase Brasil mais de 1.200 pessoas, dentre as quais mais de 340 apresentaram algum problema de pele. Com o ousado projeto-piloto ,“Estudo de Incidência de Psoríase no município de Esteio, Rio Grande do Sul”, a Associação busca iniciar o mapeamento da prevalência de psoríase na população brasileira, tendo em vista que não há dados oficiais sobre a doença no País.

Leia também