Psoríase Brasil inicia projeto-piloto sobre incidência de doença psoriásica em Esteio (RS)

Com o objetivo de obter dados para subsidiar o desenvolvimento de programas de tratamento à psoríase, bem como ampliar o conhecimento sobre a ocorrência da enfermidade na população da cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre e encaminhá-los às Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Psoríase Brasil deu início à pesquisa “Estudo de Incidência de Psoríase no município de Esteio, Rio Grande do Sul”. Secundariamente, o projeto de pesquisa buscará estimar também a presença de manifestações clínicas articulares, rastreando casos de artrite psoriásica.

O estudo, iniciado oficialmente em 23 de agosto de 2022, é um projeto idealizado pela associação de pacientes desde 2020 e tem como responsável a reumatologista Dra. Izabela Lucchese Gavioli. O estudo tem a aprovação, sob responsabilidade da especialista, da COMPESQ ESEFID (Comissão de Pesquisa da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS) e do Comitê de Ética da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) através de registro na Plataforma Brasil. O projeto será desenvolvido pela consultora internacional Maria João Paiva Nazareth e pela coordenadora de Projetos da Psoríase Brasil, Roberta Reis, ambas parceiras e prestadoras de serviço da associação.

O trabalho começou com a apresentação do plano de trabalho ao coordenador-geral da UBS Parque Sabiá, enfermeiro Ari Tech e a capacitação dos quatro Agentes Comunitários de Saúde, sobre a metodologia e a aplicação do questionário. O trabalho deverá ser implementado ao longo de seu desenvolvimento pelos agentes comunitários em Unidades Básicas de Saúde do Município cuja população é de 83.121 pessoas, conforme estimativa do IBGE em 2018, em 7.800 agregados familiares. “Nossa proposta desde a concepção deste projeto-piloto é, além de melhorar a identificação e o atendimento aos pacientes com doença psoriásica da cidade, iniciarmos um senso nacional sobre psoríase. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que entre 2% a 3% da população mundial padece com a doença. Entretanto, não temos um senso nacional sobre sua incidência”, comenta Gládis Lima, presidente da Psoríase Brasil.

A iniciativa de realizar a pesquisa em Esteio (RS) deu-se pelo apoio recebido desde a sua concepção, em 2020, pelo poder público da cidade. Através da presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase daquele município, vereadora Fernanda Fernandes, a equipe da Psoríase Brasil obteve a adesão da Secretaria Municipal de Saúde, representada à época pela secretária de Saúde, Ana Boll, e de sua equipe de trabalho, como a responsável Técnica de Enfermagem Flávia Roberta da Silva Scariot e o coordenador da Atenção Básica de Saúde, Sr. Gilson Abreu de Menezes, que ocupavam os citados cargos na ocasião.  A associação contou também com o apoio do prefeito de Esteio, Sr. Leonardo Paschoal, que prontamente disponibilizou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) à realização da pesquisa e é um antigo apoiador à causa da psoríase. Importante ressaltar que o início do trabalho de campo foi autorizado pelo atual Secretário de Saúde do munícipio Sr. Gilson Abreu de Menezes.

Leia também