A instalação da nova Frente Parlamentar (FP) de Porto Alegre pela Psoríase e outras Doenças Crônicas de Pele resultou no encaminhamento de reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital gaúcha e acordo de cooperação entre médicos participantes.
Nesta quarta-feira, 09/09, o vereador de Porto Alegre José Freitas, presidente da FP, oficializou a renovação da Frente instaurada em 2017, ampliando-a a outras doenças crônicas de pele (Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea e Vitiligo). Gládis Lima, presidente da Psoríase Brasil, foi reconduzida à vice-presidência da Frente, em evento público realizado online.
A cerimônia ocasionou num importante diálogo entre os membros da FP, médicos especialistas, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), da Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção RS (SBD/RS) e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
“O intuito da FP é auxiliar sobretudo ao acesso ao diagnóstico e tratamento, além de buscar capacitar os médicos generalistas do SUS a conhecer melhor a doença psoriásica”, anunciou o vereador José Freitas ao explicar o trabalho que vem sendo realizado junto com a Psoríase Brasil. Ele lembrou que desde 2017, quando foi instalada a 1ª gestão da FP, foi criada lei municipal da Rede de Atenção ao Paciente com Psoríase, e datas municipais alusivas à Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea e ao Vitiligo a fim de lutar por políticas públicas a estas doenças e para conscientizar a população.
Gládis Lima comemorou a incorporação de novos medicamentos nos sistemas público e privado. “Com nosso trabalho já conseguimos a incorporação dos biológicos no SUS e nos planos privados de saúde”, ressaltou. A dirigente da Psoríase Brasil também anunciou publicamente a parceria da associação de pacientes com a Dra. Aline Okita, dermatologista responsável pelo Ambulatório de Psoríase da Universidade de Mogi das Cruzes, membro da SBD, e idealizadora da aplicação por meio de Inteligência Artificial do questionário de DLQI – utilizado internacionalmente para medir a qualidade de vida do paciente com psoríase.
“Estamos iniciando este projeto, pois a gente entende que a jornada do paciente pode ser muito sofrida. Este QR Code disponibilizado mede, através de IA, a gravidade da psoríase no paciente. E, conforme, encaminhamos até mesmo para uma primeira consulta com médicos parceiros”, explicou a Dra. Aline Okita sobre aplicação da ferramenta de DLQI. A especialista também convocou médicos e parceiros a auxiliarem no projeto. Após sua explanação, a Dra. Clarissa Prati, representante da SBD/RS e médica parceira da Psoríase Brasil, colocou-se à disposição para participar do projeto.
Acesse o DLQI pelo QR Code ou por este link
Também falou pela SBD/RS a dermatologista Dra. Rosemarie Mazzuco, lembrando as diferentes realidades de Porto Alegre e interior do estado, onde atua e reside. Representando a Frente Parlamentar do RS pela Psoríase, a deputada estadual Fran Somensi (RS), presidente da FP estadual, ressaltou que buscará que o estado do RS seja case no tratamento à psoríase. Há um projeto desenhado pela FP estadual com a Psoríase Brasil para capacitação de médicos generalistas para melhor entendimento da doença, visando a auxiliar no diagnóstico célere e encaminhamento ao tratamento correto.
Leonardo Machado Fontoura, assessor técnico da diretoria executiva do Grupo Hospitalar Conceição, colocou a instituição à disposição da Frente Parlamentar. E ao término da reunião, o Dr. Francisco Isaías, técnico da SMS de Porto Alegre, deixou o encaminhamento para reunião com a FP: “A SMS de Porto Alegre, em nome do secretário Mauro Sparta, sugere uma agenda com a Frente Parlamentar”. O presidente da FP, vereador José Freitas, encerrou o encontro, anunciando que levarão as demandas da Frente ao secretário.
Assista ao evento na íntegra neste link.