Frente Parlamentar de Porto Alegre por Doenças Crônicas de Pele reúne municípios gaúchos

O presidente da Frente Parlamentar de Porto Alegre pela Psoríase e Outras Doenças Crônicas de Pele, vereador José Freitas (REP), e a vice-presidente Gládis Lima, reuniram-se com vereadores e representantes de parlamentares de sete municípios do Rio Grande do Sul.

A proposta da reunião online realizada nesta terça-feira, 10 de agosto, foi apresentar os objetivos da Frente Parlamentar da capital gaúcha e as necessidades enfrentadas pelos pacientes com Psoríase, bem como com Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea e Vitiligo. Estiveram presentes vereadores e representantes de Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Guaíba, Gravataí, Montenegro e Parobé.

José Freitas comentou aos colegas parlamentares as conquistas já obtidas desde a criação da Frente Parlamentar, em 2017, quando houve sua implantação no município de Porto Alegre. Entre elas destaque à Lei aprovada pela Câmara Municipal de criação da Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase, a instituição da Semana do Vitiligo (junho), do Dia da Dermatite Atópica (23/09) e da Urticária Crônica Espontânea (01/10).

“As FP foram criadas há algum tempo para buscar políticas públicas e para conscientizar a população”, destacou Freitas na abertura do encontro. Gládis Lima, presidente a Psoríase Brasil e vice-presidente da FP, falou sobre as dificuldades dos pacientes e enfatizou: “vocês podem ajudar nossa causa a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Há tratamentos pelo SUS, mas temos muito que melhorar os diagnósticos e o encaminhamento a estes tratamentos”, elucidou ao falar da realidade dos pacientes com doença psoriásica.

A mesma reunião também abordou a criação da Frente Parlamentar de Porto Alegre pelo Combate a Doenças Reumáticas, participando a presidente do Grupo de Pacientes Artríticos (GRUPAL), Iara Cabreira.  Em sua apresentação sobre as doenças reumáticas, Iara elucidou aos participantes que a Artrite Psoriásica é uma doença igualmente reumática e autoimune, como a psoríase. Além disso, ela, que também é paciente, destacou a importância das associações de pacientes aos portadores de enfermidades e a gravidade das doenças que podem levar à incapacitação de pacientes ainda em idade jovem, como foi seu caso.

Ficou agendado para 09 de setembro, em evento híbrido, a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar pela Psoríase e outras Doenças Crônicas de Pele, já aprovada na nova legislatura desde fevereiro deste ano. As frentes parlamentares precisam ser renovadas a cada novo mandato.

Assista à reunião neste link do nosso canal do YouTube.

Leia também