Avança proposta de capacitação à Secretaria de Saúde de Porto Alegre

Reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre para tratar sobre o projeto  de capacitação para o diagnóstico da doença psoriásica avançou nesta sexta-feira, 10/03

O encontro organizado pela Frente Parlamentar pela Psoríase e outras Doenças Crônicas de Pele foi realizado no gabinete do vereador José Freitas, presidente da Frente na Câmara Municipal de Porto Alegre, com a presidente da psoríase Brasil  e vice-presidente da Frente, Gládis Lima, a Dra. Loren Seibel, médica responsável pela residência médica em Medicina de Família e Comunidade da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre  e o psicólogo Arthur Varella, que atua na SMS.

No encontro, Gládis Lima e José Freitas relataram aos servidores da SMS que há mais de quatro anos buscam este espaço para um trabalho conjunto com a Secretaria para oferecer aos profissionais informações que possam auxiliá-los num diagnóstico mais célere e eficaz à doença psoriásica. Gládis Lima destacou que esta é uma das recomendações do Relatório Global sobre Psoríase, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Dra. Loren Seibel se entusiasmou com a proposta e acordou em dar andamento para a sua realização, agregando, além de médicos, os agentes públicos de saúde, e outras áreas que atuam no setor, como a de medicamentos.

A Psoríase Brasil, juntamente com a Frente Parlamentar, tem como objetivo fazer em Porto Alegre um projeto-piloto que possa ser replicado em todo o Brasil. A metodologia será construída junto com a SMS, Conselho Científico da Psoríase Brasil e suas áreas de projetos e comunicação.

A  35ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada em 25/10/22, que reuniu Psoríase Brasil, Sociedade Brasileira de Dermatologia secção Rio Grande do Sul (SBD-RS), Secretaria Municipal de Saúde, erepresentante da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRS), teve como resultado o envio do Pedido de Providência nº 3286/2022 (leia aqui na íntegra) direcionado à SMS para a execução de programas de capacitação sobre psoríase a profissionais da saúde.

 

 

Leia também