COSMAM da Câmara de Porto Alegre encaminha ao Executivo Municipal deliberação para capacitação sobre psoríase

O Dia Mundial da Psoríase (29/10) foi pauta da 35ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na terça-feira (25/10). Ouça a reunião aqui na íntegra.

A pauta proposta pelo vereador José Freitas, presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase e outras Doenças Crônicas de Pele da capital gaúcha, teve como resultado o encaminhamento ao Poder Executivo Municipal do Pedido de Providência nº 3286/2022 (leia aqui na íntegra), na quinta-feira, (27/10). Em resumo, o Pedido está direcionado à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre para que haja programas de capacitação a profissionais da saúde para melhor entendimento da doença psoriásica a fim de melhorar e acelerar o diagnóstico dos pacientes na Atenção Primária à Saúde.

 

Tanto a Reunião quanto o encaminhamento foram conduzidos pela presidente da COSMAM, vereadora Cláudia Araújo. Participaram da reunião os vereadores Aldacir Oliboni e Tanise Sabino;  presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima; a representente da Sociedade Brasileira de Dermatologia secção Rio Grande do Sul (SBD-RS), doutora Mônica Berg; o diretor-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco Isaias; a representante da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRS), Vanessa Rôdrigues, e demais assessores das instituições.

O tema que dominou o encontro foi a necessidade urgente de capacitar os médicos e profissionais que realizam o atendimento primário nas 130 Unidades Básicas de Saúde da Capital. Todas as instituições participantes foram unânimes quanto a necessária providência.

O vereador José Freitas citou que Porto Alegre tem que avançar em relação ao diagnóstico e principalmente avançar no acesso que o paciente precisa à medicação no momento certo para reduzir o índice de manifestações mais graves da doença.

A presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima, apresentou dados e problemáticas dos pacientes de psoríase e ressaltou que é preciso falar, é preciso ter discussões e é preciso mostrar o que está sendo feito com a psoríase. “Como diminuir a jornada do paciente até ele chegar a um especialista. Creio que temos que fazer algo lá na Atenção Primária, como cursos de capacitação”, destacou.

A dermatologista Mônica Berg (SBDRS) disse estar impactada com a questão do diagnóstico e evidenciou a importância de que o diagnóstico seja certeiro e buscado precocemente. “A população tem que ter acesso ao dermatologista. A gente já tem uma ferramenta muito útil, que é a Telessaúde, que beneficia muito a atenção básica e facilita o diagnóstico precoce, mas os dermatologistas em ambulatórios especializados precisam estar presentes na atenção pública também”, ressaltou.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, o diretor-adjunto, Francisco Isaias, mencionou que Porto Alegre possui 130 Unidades Básicas de Saúde, enquanto centro de referências e centros especializados. “Se a gente conseguir traduzir o conhecimento no diagnóstico para a atenção primária, a gente com certeza vai poder qualificar o diagnóstico e apontar caminhos terapêuticos necessários para essa doença autoimune, que não tem nenhum risco de contágio mas carrega uma brecha de preconceito”, disse ao falar que o preconceito afeta o estado emocional e o quadro clínico dos pacientes.

Conforme o diretor, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre possui clínicas de média complexidade contratualizadas para garantir a atenção ao paciente não apenas da psoríase, mas todos aqueles pacientes dermatológicos. Isaias encerrou lembrando que o município de Porto Alegre assumirá a gestão da farmácia de medicamentos especiais, que é uma tecnologia de assistência que conversa muito com o paciente que usa os medicamentos de alto custo e medicamentos de alta tecnologia. “Vai ser uma melhoria na resposta assistencial que daremos a essas pessoas, usando tecnologia digital, a prescrição de medicamentos, cadastramento das solicitações, e dando uma resposta mais ágil”, finalizou.

Ao final do debate ficou estabelecido o encaminhamento ao Executivo Municipal para que sejam todas as devidas providências à capacitação. A representante da SBD-RS e da Psoríase Brasil acordaram em incentivar e apoiar a iniciativa.

 

Fotos: Brenda Rodrigues/CMPA

Com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre e da Psoríase Brasil

 

Leia aqui na íntegra do Pedido de Providência Nº 3286/2022

 

Leia também