Vídeo: Campanha Dermatite Atópica 2021

A nossa Campanha deste ano traz dados que revelam o quanto a doença pode impactar profundamente a vida dos pacientes. Quem tem D.A., além de sofrer com a coceira, desconforto das lesões na pele, sentem raiva, vergonha em relação à sua aparência, apresentam sinais de ansiedade, raiva e depressão, dificuldade para dormir, impacto na suas relações pessoais, além de se sentirem discriminados. O preconceito de quem não conhece a doença e, consequentemente, não sabe que a dermatite atópica NÃO É CONTAGIOSA, pode afetar a autoestima do paciente. Por si só, o olhar preconceituoso e desinformado é um fator a mais a colaborar para o isolamento social, principalmente durante as crises, ou para aqueles com doença grave.

É necessário aumentar a sensibilização para os desafios psicológicos e físicos que as pessoas com DA enfrentam todos os dias e ajudar a aumentar o conhecimento sobre DA, uma doença ainda bastante desconhecida pela população e que é muito mais do que “uma doença de pele”.
O que é a Dermatite atópica (DA)? É uma doença crônica mediada pelo sistema imune e que se manifesta com lesões de pele e coceira, gerando grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e dos seus familiares.

Leia também