Vereador José Freitas, solicita a inclusão no Censo 2022 dados específicos sobre as doenças PSORÍASE e FIBROMIALGIA.

JUSTIFICATIVA:  Tendo em vista o termo de cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o IBGE para apoio na realização do Censo 2022, é pertinente que haja dados específicos sobre a psoríase e a fibromialgia. Não há, até o presente momento, índices oficiais sobre a incidência e prevalência de ambas as enfermidades na capital gaúcha, sendo que essas informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos.

De acordo com o Relatório Global da Psoríase, publicado pela ONG Psoríase Brasil, dados publicados sobre a prevalência da psoríase nos países variam entre 0,09% e 11,4%. Na maior parte dos países desenvolvidos, a prevalência está entre 1,5 e 5%. Também existem evidências que sugerem que a prevalência da psoríase possa estar aumentando.

A respeito da fibromialgia, dados não oficiais apontam a existência de 150 milhões de pessoas com a enfermidade no mundo. No Brasil, segundo o estudo ‘A prevalência da fibromialgia no Brasil’, estima-se que existam quatro milhões de pacientes. Destes, entre 75% e 90% dos afetados são mulheres.

Como presidente da Frente Parlamentar da Psoríase e Outras Doenças Crônicas de Pele e da Frente Parlamentar das Doenças Reumáticas, ressalto a importância de se priorizar tais informações no Censo de 2022, já que apenas desta forma será possível viabilizar políticas públicas efetivas para os pacientes, ressalta o vereador José Freitas.

Veja na íntegra o pedido de providências aqui.

Leia também