Tratamento da psoríase é tema de fórum em Santa Cruz

A cidade de Santa Cruz do Sul sedia neste sábado o 1º Fórum Sobre o Tratamento da Psoríase, no Charrua Hotel, das 14 às 18 horas. Os interessados devem fazer a inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. Não há custo, mas os participantes devem levar um quilo de ração para ser doado ao Abrigo São Francisco. A presença pode ser garantida pelos números (51) 3053 1012 e 3053 0115. O evento é organizado pela Psoríase Brasil, associação nacional de pacientes com psoríase, artrite psoriásica e outras doenças crônicas de pele. Sem fins lucrativos, ela foi fundada em 2005 e tem sede em Porto Alegre. Haverá sorteio de brindes e transmissão pelo Facebook e Instagram da Psoríase Brasil.

Com o apoio da associação, a dermatologista Jaquelini Barboza organizou uma jornada para tratar de temas complexos, desde os novos tratamentos até o acesso aos medicamentos, alimentação, fatores psicológicos e direitos dos pacientes. A psoríase é uma doença crônica autoimune que atinge cerca de 125 milhões de pessoas, sendo estimada a sua incidência entre 2% a 3% da população mundial. O fórum parte dos eventos orquestrados pela Psoríase Brasil no mês em que se celebra o Dia Mundial da Psoríase, determinado em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a ser lembrado em 29 de outubro.

A associação este ano organiza mais de dez eventos no Brasil pelo Dia Mundial da Psoríase e traz ao debate público a nova conquista dos pacientes: a aprovação, pelo Ministério da Saúde, de quatro medicamentos biológicos para psoríase moderada à grave que não respondem às terapias convencionais. A aprovação do novo tratamento foi publicada no dia 6 de setembro de 2019, como Portaria Conjunta número 10, que deverá regular toda a rede conveniada do Sistema Único de Saúde. Entretanto, os medicamentos ainda não estão disponíveis.

As terapias biológicas são fármacos produzidos a partir de organismos vivos que, ao serem utilizadas, miram diretamente nas moléculas inflamatórias que disparam a enfermidade. Depois de cerca de dez anos buscando a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença, a Psoríase Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia comemoram o avanço de inclusão dos biológicos no tratamento e este será um dos temas abordados pela dermatologista Jaquelini Barboza e demais participantes do 1º Fórum de Psoríase de Santa Cruz do Sul.

Programação de palestras

Palestrante: dermatologista Jaquelini Barboza

Tema: Psoríase e os novos tratamentos disponíveis pelo SUS

Palestrante: reumatologista Eduardo Pochmann
Tema:
 Psoríase e reumatismo

Palestrante: psiquiatra Camila Chaves
Tema:
 Depressão e ansiedade

Palestrante: nutricionista Amna Muhamad A.R Muhd I.Hamid
Tema: 
Psoríase e a alimentação

Palestrante: Defensoria Pública de Santa Cruz do Sul
Tema:
 Garantia e a efetiva prestação do acesso ao direito à saúde

O que é
A psoríase é uma doença sistêmica inflamatória crônica, não contagiosa, que apresenta predominantemente manifestações cutâneas, ungueais e articulares. Costuma ter características clínicas variáveis e um curso recidivante. Acomete cerca de 2% da população mundial. Pode ser uma doença incapacitante tanto pelas lesões cutâneas – fator que dificulta a inserção social – quanto pela presença da forma articular que configura a artrite psoríaca. A predisposição genética é um fator relevante na psoríase.

Leia também