Reunião em Esteio (RS) para planejar ações de 2021

A presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima, esteve reunida com a vereadora Fernanda Fernandes, presidente, em Esteio (RS), da Frente Parlamentar pela Psoríase e outras Doenças de Pele, para dar início às atividades necessárias à realização da pesquisa sobre doença psoriásica com pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, houve o planejamento estratégico de trabalhos e projetos a serem realizados pela Associação no município gaúcho em 2021, com continuidades nos próximos anos. A vereadora assumiu a presidência da Câmara Municipal de Esteio este ano.

Acompanhada pelas assessoras Ana Paula Dixon e Roberta Reis, que coordenam as áreas de Comunicação e Projetos, respectivamente, a pauta do encontro foi extensa. Entre as atividades planejadas está a execução do projeto inédito de pesquisa com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Esteio.

A proposta é realizar um projeto piloto para a obtenção de dados a serem trabalhados em prol da melhora de políticas públicas. Não há pesquisa no Brasil sobre a realidade dos pacientes com doença psoriásica. A metodologia da pesquisa foi elaborada pela consultora Maria João Nazareth, que atua pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em diversos países do mundo.

Desde 2018 a vereadora Fernanda Fernandes tem sido uma grande parceira em projetos e ações relacionadas à doença realizada em Esteio, em atividades e, também, em iniciativas que buscam melhor atenção aos pacientes com doença psoriásica, em níveis estadual e federal.

Leia também