Psoríase e artrite psoriática estão associadas à calcificação das artérias coronárias

Segundo um estudo publicado no Journal of Internal Medicine, as pessoas diagnosticadas com psoríase e artrite psoriática apresentam um risco elevado de desenvolverem a calcificação das artérias coronárias e eventos cardiovasculares graves.

A equipe de investigação procurou analisar dados de pessoas que tenham sido encaminhadas para a realização de uma angiografia coronária por tomografia computadorizada (ACTC).

Neste sentido, os especialistas acederam a um banco de dados de saúde de 46 022 doentes dinamarqueses que realizaram a ACTC e identificaram aqueles que tinham sido diagnosticados com psoríase e artrite psoriática, bem como um grupo de referência sem doenças inflamatórias. Deste conjunto, um total de 1356 tinham a primeira doença e cerca de 370 tinham desenvolvido artrite psoriática.

De acordo com a análise, o valor de calcificação das artérias coronárias foi maior em pacientes com psoríase e artrite psoriática. No entanto, apenas a psoríase foi associada a um risco aumentado de doença coronária obstrutiva.

Fonte: Wiley Online Library

Leia também