Proposta do I Simpósio Nacional de doenças de pele ganha espaço na Câmara Federal e pretende garantir direitos aos pacientes.

O I Simpósio Nacional “O Cenário das Doenças Crônicas de Pele no Brasil”, realizado recentemente e de forma híbrida, marcou o lançamento de mais um projeto da ONG Psoríase Brasil, o Doenças de Pele Brasil (DPB). A iniciativa busca ampliar a atuação da instituição no enfrentamento às doenças crônicas e imunomediadas da pele, como o Vitiligo, Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea, Hidradenite Supurativa e Doença Psoriásica.

O encontro contou com a presença de renomados médicos dermatologistas, imunologistas e alergistas, bem como membros da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), que em sua participação abriu a possibilidade de inclusão das demais doenças crônicas de pele, fora psoríase e vitiligo, no substitutivo ao PL 3.809/2019, o qual é relatora. De autoria da deputada federal Rejane Dias (PT-PI), o Projeto de Lei original busca a melhora no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes com essas moléstias dermatológicas.

Conforme manifestou Carmen, já envolvida há alguns anos na luta pelo bem-estar e por políticas públicas de saúde para pacientes acometidos por psoríase, a iniciativa se dará por meio da redação de um novo substitutivo. O texto da matéria, integrando Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea e Hidradenite Supurativa, terá a colaboração dos médicos especialistas e associações ligadas ao segmento, coordenadas pela Psoríase Brasil.

Assim, de acordo com a parlamentar, é possível o documento contemplar políticas públicas para o diagnóstico e tratamento dessas doenças, capacitações de médicos e profissionais da atenção primária ao paciente, bem como o acesso a novos medicamentos. Ademais, há ainda perspectiva de revisão de prazo dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT’s) para no máximo dois anos, já que hoje esse aprazamento não existe.

Clique aqui para ver a notícia completa.

Leia também