Políticas públicas a vitiligo em pauta na Câmara Municipal de Porto Alegre

O acesso dos pacientes com vitiligo às políticas públicas de saúde é tema da Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre em homenagem ao Dia Mundial do Vitiligo.  A reunião virtual ocorre na terça-feira, 29/06, às 10h, por plataforma digital (pode ser acessada aqui no link  que leva à agenda da reunião). 

A iniciativa de pautar o vitiligo partiu do vereador José Freitas, presidente da Frente Parlamentar da Psoríase e de outras Doenças Crônicas de Pele da Câmara Municipal de Porto Alegre. O parlamentar instituiu o Dia do Vitiligo (25/06) no calendário oficial da capital gaúcha. 

 

O Dia Mundial do Vitiligo foi criado para conscientizar e minimizar o preconceito sobre a doença, que afeta cerca de 1% da população mundial. E, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 0,5% dos brasileiros. A data foi instituída em 2011 pelas Nações Unidas e busca aumentar a conscientização sobre o vitiligo, combater o preconceito e arrecadar fundos para pesquisa, apoio e educação.

A Psoríase Brasil participa representada pela sua presidente Gládis Lima e pelo dermatologista Dr. Caio Castro, parceiro da entidade e especialista na doença. O Doutor Caio De Castro é professor-adjunto de Dermatologia na PUC do Paraná, Coordenador do Ambulatório de Vitiligo da Santa Casa de Curitiba e tem doutorado em Ciências da Saúde.

O vitiligo é uma doença genética, não contagiosa, de origem autoimune. Ela é caracterizada pelo aparecimento de manchas branco-pálidas na pele e mucosas, podendo afetar pequenas áreas ou até toda a pele e os cabelos.

 

  

Leia também