José Freitas encaminha requerimento para instituição da frente parlamentar pela Psoríase e de outras doenças crônicas de pele

VEREADOR JOSÉ FREITAS 2021
Vereador de Porto Alegre(RS) José Freitas, encaminha (11/02/2021) ao Sr. Ver. Marcio Bins Ely, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, requerimento para INSTITUIÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR PELA PSORÍASE E DE OUTRAS DOENÇAS CRÔNICAS DE PELE.
“Segundo o vereador, foi promulgada a Lei 12.247/17, de autoria do vereador a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase, buscando conferir maior cuidado e informação às pessoas com a enfermidade, bem como fomentar a capacitação dos profissionais da saúde que trabalham no atendimento primário. Paralelamente a isso, também foram de autoria na legislatura passada a criação das Efemérides para conscientização sobre a Dermatite Atópica, Urticária Espontânea e Vitiligo. Diante dos resultados obtidos com o aprofundamento dos temas e intercâmbio de experiências, percebeu-se terem sido geradas demandas por parte da população, que anseia por mais informações e ampliação da rede de atendimento. Isso porque a desinformação acaba por potencializar os efeitos da doença, reduzindo a qualidade de vida do paciente e, por vezes, causando danos irreversíveis à saúde. A desinformação também afeta as relações sociais da pessoa com estas enfermidades, ainda que não sejam contagiosas. Não bastasse isso, o paciente ainda deve ter atenção com os reflexos dessas enfermidades, que acabam por gerar comorbidades relacionadas, que se não tiverem o adequado acompanhamento médico podem causar sérias complicações. Esses assuntos muitas vezes são tratados como tabu, motivo pelo qual entendemos que o debate de forma aberta e proativa confere maior dignidade ao paciente, possibilitando tratamento precoce e redução das intercorrências em seu quadro de saúde”.
Deste modo o vereador pretende ampliar as discussões incluindo na criação da Frente Parlamentar, encaminhada nesta tarde (11/02/2021) para tratar de forma conjunta Psoríase; Dermatite Atópica; Urticária Espontânea; Vitiligo; E outras doenças crônicas de pele.

Leia também