Frente Parlamentar do RS pela Psoríase reúne-se para definir ações de 2021

 

Buscar o apoio de demais parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado do RS ao Projeto de Lei n.º 243/2020, que institui a Política Estadual para Diagnóstico Precoce e Tratamento da Psoríase na Rede de Atenção à Saúde das pessoas com doenças crônicas de pele no Estado, este é o primeiro objetivo para este ano estabelecido pela Frente Parlamentar pela Psoríase do RS  em reunião realizada na tarde da sexta-feira, 12/02, por videoconferência.

 

 

Protocolado na ALRS pela deputada estadual (RS) Fran Somensi em 29/10/20, no Dia Mundial da Psoríase, o Projeto, que ainda aguarda aprovação do parlamento gaúcho, prevê a ampliação do diagnóstico precoce da psoríase e um tratamento eficaz – por meio de uma política pública de atenção primária à saúde, ações de promoção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos – objetivando a redução das comorbidades e incapacidades causadas pela doença.

Na primeira reunião do Grupo de Trabalho que ajudou a Frente Parlamentar a estruturar o Projeto de Lei, formado pela deputada e sua equipe; pela médica e paciente de artrite psoriásica, Dra. Elisabeth Lima; pela presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima, pelo vice-presidente da Associação, José Célio Peixoto; e pela equipe da Psoríase Brasil; ficou estabelecido que o GT buscará agenda com decisores públicos para apresentar a justificativa do PL.

 

O PL n.º 243/2020, em tramitação, visa a fazer a ponte entre o especialista, o paciente e seu imediato encaminhamento ao tratamento  adequado. O diagnóstico precoce e a prescrição correta do tratamento  indicado a  cada paciente (existem muitos tipos e gravidades de psoríase) pode melhorar consideravelmente a saúde e a qualidade de vida dos pacientes, além de diminuir gastos públicos com os pacientes que acabam tendo um quadro  de evolução da doença psoriásica pela falta de diagnóstico e tratamento adequados. Em alguns casos, a doença pode levar à morte ou à invalidez, sem contar internações e uso de medicamentos de alta complexidade em estágios avançados da doença psoriásica.

Além dos membros da FP do RS que auxiliaram na elaboração do PL n.º 243/2020, o documento contou com a assessoria técnica da Dra. Elisabeth Lima, médica que realiza trabalho semelhante no Espírito Santo a proposta encaminhada ao Legislativo gaúcho. Também fez parte da elaboração técnica do PL, a Dra. Jaquelini Barboza (RS), cuja tese de mestrado aborda a mesma problematização, bem como outros médicos especialistas na patologia parceiros da Psoríase Brasil.

 

 

 

 

 

Leia também