Estudo sobre perdas e ganhos de produtividade em pacientes com psoríase será apresentado em Copenhagen

Na conferência ISPOR Europe 2023, em Copenhagen, o Dr. Elio Tanaka apresentará o trabalho “Inclusão de perdas e ganhos de produtividade em análises de custo-efetividade na psoríase”

Em novembro, em Copenhagen, na Conferência ISPOR Europe 2023 (The Professional Society for Health Economics and Outcomes Research — HEOR), o médico Elio Tanaka apresenta o trabalho que vem desenvolvendo sobre “Inclusão de Perdas e Ganhos de Produtividade em Análises de Custo-Efetividade na Psoríase”, com o apoio da Psoríase Brasil e o acesso aos dados do Cadastro Nacional de Pacientes da ONG, que reúne cerca de 15 mil pacientes. O evento reúne líderes globais de saúde que compartilham seus interesses para a Economia da Saúde e Pesquisa de Resultados.

A PESQUISA
De acordo com pesquisas internacionais, a psoríase acomete cerca de 3% da população mundial, o que representa cinco milhões de brasileiros com doença psoriásica.  A psoríase é uma doença inflamatória crônica e imunomediada que tem forte associação com outras comorbidades como ansiedade, depressão e síndrome metabólica, gerando fortes impactos físicos e psicológicos nos pacientes. Assim, o estudo teve como objetivo analisar a inclusão de perdas de produtividade em análises de custo efetividade na psoríase e seus tratamentos inovadores, desenvolvido a partir de dados da Psoríase Brasil – Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de Outras Crônicas de Pele.

Uma comparação indireta ajustada por pareamento (MAIC) foi conduzida usando dados individuais do paciente (IPD) com base em uma pergunta da pesquisa. A amostra, com 14.917 registros validados entre 2015 e outubro de 2022, demonstra que a doença afeta consideravelmente o desempenho no trabalho dos pacientes. Com base nestes dados, observa-se e reforçam-se as evidências existentes de que a psoríase pode ter grande impacto na qualidade de vida, no desempenho no trabalho, nas comorbidades dos indivíduos acometidos e, consequentemente, nas perdas de produtividade.

Os dados iniciais da pesquisa foram apresentados pelo Dr. Tanaka pela primeira vez durante o I Simpósio Brasileiro das Doenças Crônicas de Pele, promovido pela da Psoríase na mesma data da instalação da Frente Parlamentar Pelas Doenças Crônicas de Pele, em 04 de outubro, na Câmara dos Deputados — Brasília/DF. Dr. Tanaka falou sobre o impacto da doença baseado nos dados do Cadastro Nacional de Pacientes com Psoríase, sua metodologia, entre outros aspectos.

Dr. Elio Tanaka apresentando dados preliminares da pesquisa no Congresso Nacional, em Brasília/DF

QUEM É ELIO TANAKA
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, Elio Tanaka tem especialização em cirurgia e pediatria, mais de 35 anos de atuação em destacados hospitais e consultórios particulares. São mais de 10 anos de experiência na área corporativa de grandes empresas seguradoras e de medicina de grupo. Tanaka também tem experiência no relacionamento com a Agência Nacional de Saúde (ANS) e demais órgãos representativos, formações internacionais, entre outras qualificações de seu vasto currículo.

Leia também