ESTUDO REVELA QUE DISTÚRBIOS DO SONO SÃO ALTAMENTE FREQUENTES NA POPULAÇÃO DE PACIENTES COM PSORÍASE

A psoríase é uma doença inflamatória cutânea crónica, com uma prevalência de 2-3% a nível mundial. Tendo em conta o impacto da psoríase para além das manifestações cutâneas, um grupo de investigadores do Charité – Universitätsmedizin, em Berlim, na Alemanha, conduziu um estudo que procurou identificar os fatores psicológicos, demográficos e clínicos associados aos distúrbios do sono em doentes com psoríase.

Este trabalho revelou uma prevalência elevada de distúrbios do sono, verificando-se que o sono dos doentes com psoríase estava mais comprometido por comparação aos indivíduos do grupo de controlo. Aliás, o estudo mostra que o sono de menor qualidade (pontuação global do PSQI >5) era mais frequente entre doentes com psoríase, comparativamente ao grupo de controlo: 58,9% versus 33,7%. No estudo, constatou-se que os doentes atualmente com prurido tinham maior impacto nas diversas componentes associadas à qualidade subjetiva do sono, latência do sono, distúrbios do sono e sonolência diurna.

Neste estudo, a duração mediana do sono foi de seis horas no grupo de doentes com psoríase, ou seja, uma hora de sono a menos do que no grupo de controlo. Dormir menos de sete horas por noite é insuficiente, sabendo-se que uma menor duração dos períodos de sono está associada a um risco aumentado de síndrome metabólica, obesidade e hipertensão, que são comorbilidades frequentes entre doentes com psoríase.

A intensidade do prurido, à luz do estudo, oscilava ao longo do dia, piorando no período da tarde e da noite, sendo este um padrão já descrito num vasto espectro de diferentes dermatoses. Os doentes com distúrbios do sono reportaram um prurido mais intenso, ainda que a correlação linear entre os distúrbios do sono e a intensidade do prurido tenha sido negligenciável.

O desenho deste estudo não permitiu tirar conclusões relativamente à relação causal entre distúrbios do sono e fatores identificados. Contudo, o estudo, que incluiu uma amostra alargada, conseguiu revelar uma prevalência elevada de distúrbios do sono numa população de doentes com psoríase predominantemente bem controlada. Os resultados do estudo indicam que em doentes com prurido intenso, muito intenso ou exacerbação do prurido no período noturno ou matinal, a sua redução deverá ser considerada como um alvo terapêutico relevante.

Confira a fonte aqui.

Leia também