Doença Psoriásica: ferramenta pode ajudar a reduzir o tempo de espera do paciente até o diagnóstico, e agilizar o início do tratamento

Iniciativa é da associação de pacientes Psoríase Brasil e tem o apoio da Janssen Brasil

 

O paciente de doença psoriásica, como a psoríase e a artrite psoriásica, tem uma jornada desafiadora para reconquistar sua qualidade de vida, a começar pela identificação dos sinais das doenças e a busca pelo especialista para ter o diagnóstico correto e rápido. Estudos apontam que até 50% dos pacientes de artrite psoriásica, por exemplo, permanecem sem diagnóstico e o atraso pode ser de até 5 anos desde o início dos sintomas [1].

Uma iniciativa da associação de pacientes Psoríase Brasil, com o apoio da Janssen Brasil, quer ajudar a encurtar essa jornada desafiadora do paciente até o diagnóstico correto. Estamos falando do Localizador Médico, uma ferramenta dedicada a apoiar pessoas que convivem com a doença psoriásica em todo o país. A ideia é dar oportunidades a pessoas – que apresentam os sinais das doenças – de encontrarem um especialista em psoríase e artrite psoriásica com mais agilidade.

Os médicos que se cadastrarem na plataforma passarão por uma análise da Psoríase Brasil em relação ao conhecimento e manejo da doença psoriásica. Assim, é possível garantir o acesso ao profissional especializado. Qualquer paciente ou possível paciente que precisa de um dermatologista, vai poder acessar o Localizador, selecionar seu Estado e cidade e rapidamente verá uma listagem de especialistas que atendem em sua região. Também será possível encontrar reumatologistas que possam apoiar o diagnóstico e tratamento da artrite psoríasica, assim como de outras doenças de pele crônicas e autoimunes.

A ferramenta foi idealizada pela Psoríase Brasil para resolver um dos problemas apontados no Relatório Global de Psoríase, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, que é a dificuldade do diagnóstico precoce e correto. “O que pode contribuir para a demora no diagnóstico e consequentemente para o início do tratamento adequado, é a falta de referenciamento do especialista correto. Por isso pensamos nessa iniciativa tão relevante para os milhares de pacientes de psoríase e artrite psoriásica. Isso pode revolucionar a jornada de cada um deles, e é para isso que estamos aqui”, afirma Gladis Lima, presidente da Psoríase Brasil. A associação de pacientes coloca os dados de médicos especialistas à disposição da população de forma voluntária, sem qualquer remuneração ou responsabilidade sobre o atendimento médico.

 

Doença psoriásica

Os pacientes de psoríase e artrite psoriásica enfrentam dificuldades em atividades do dia a dia, na rotina do trabalho, nos momentos de lazer e nas relações sociais. Elas são doenças inflamatórias e crônicas e impactam, em sua maioria, pacientes jovens. “As lesões expostas da psoríase geram vergonha em relação ao corpo, e a dor nas articulações da artrite psoriásica gera desconforto. O acompanhamento médico e o tratamento adequado podem interromper o curso inflamatório dessas doenças levando à consequente melhora dos sinais e sintomas, amenizando a jornada do paciente”, alerta a dermatologista Aline Bressan.

 

Sobre a Janssen

Na Janssen, estamos criando um futuro no qual as doenças são parte do passado. Somos a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, trabalhando incansavelmente para fazer com que esse futuro seja uma realidade para pacientes de todos os lugares. Combatendo as doenças com ciência, melhorando o acesso com engenhosidade e curando a falta de esperança com paixão. Focamos nas áreas da medicina em que podemos fazer a maior diferença: Oncologia e Hematologia; Imunologia; Neurociência; Doenças Infecciosas e Vacinas; Hipertensão Pulmonar; Cardiovascular e Metabolismo. Para saber mais, acesse www.janssen.com/brasil. Siga a Janssen Brasil no Instagram, Facebook e no LinkedIn, e também a página de Carreiras J&J Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn.

A Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, agora é Johnson & Johnson Innovative Medicine. Os nomes dos nossos produtos de prescrição não serão alterados e faremos as atualizações das embalagens, bulas e registros em etapas. Você começará a ver nosso novo nome e logo em algumas de nossas comunicações. Essa mudança levará algum tempo até ser completamente implementada em todos os materiais.

 

Sobre a Psoríase Brasil

A Psoríase Brasil iniciou sua atuação em 2000, em nível regional no RS, como Psorisul. Em 2010, o trabalho de apoio aos pacientes com psoríase pela disseminação de informações, contra o preconceito e em busca da criação e execução de políticas públicas em saúde para diagnóstico e tratamentos aos pacientes ampliou-se para todo o país e Gladis Lima fundou a Psoríase Brasil – Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica, posteriormente ampliada a outras Doenças Crônicas de Pele.  Hoje, A entidade trabalha pela causa dos pacientes de doenças crônicas e autoimunes de pele, atuando em rede e de forma cooperada com parlamentares, médicos, pesquisadores, pacientes e apoiadores.

 

Informações para a Imprensa

Thaise Cleto – thaise.cleto@ketchum.com.br – (11) 98497-9871

[1] Ranza et al. J Rheum.2015;42(5)829-34

Leia também