Dia mundial da psoríase 2022

29 de outubro, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial da Psoríase. A data tem o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre o que é a psoríase, uma doença crônica, NÃO CONTAGIOSA que afeta profundamente a qualidade de vida dos pacientes.

A psoríase não é apenas uma doença que causa sintomas físicos dolorosos, debilitantes e altamente visíveis. Ela também está associada a um grande número de comprometimentos psicológicos.

Os impactos psicológicos que a psoríase causa podem ser devastadores. O preconceito e a discriminação criam um sentimento de vergonha nos pacientes, fazendo com que se isolem e sofram com dificuldades nos relacionamentos interpessoais, sexuais, vida familiar, lazer, emocionais, profissional e nas atividades diárias.

Muitos pacientes relatam se sentirem deprimidos, que deixaram de frequentar lugares de lazer por causa da doença, como ir à praia, frequentar a casa de amigos, espaços públicos, entre outras situações as quais se privam devido à doença. Ao evitarem atividades sociais, grande parte dos pacientes relatam viver em solidão, de terem sentimentos de não serem atraentes e frustração.

Em muitos casos, a psoríase afeta a vida profissional de pessoas com psoríase, que deixaram de trabalhar em função do constrangimento sentido diante dos colegas. Muitos comentam que a psoríase limita ações do dia a dia. Alguns relatam vivenciar raiva ou desesperança, e revelam uma maior taxa de ideações suicidas do que outros pacientes.

Pacientes compartilham o posicionamento de que a falta de conhecimento sobre a doença por grande parte da população, leva ao CONSTRANGIMENTO e ao ISOLAMENTO SOCIAL.

Psoríase ainda não ter cura, mas tem tratamentos que são fornecidos pelo SUS e planos de saúde privados, que podem controlar a doença e, assim, garantir uma melhora da qualidade de vida aos pacientes.

Ajude-nos a evitar o preconceito e a discriminação, compartilhe!

Leia também