CAMPANHA: Estamos De Olho ANS

VOCÊ ESTÁ PAGANDO POR MAIS DO QUE RECEBE E PODE MUDAR ISSO! AJUDE A DECIDIR O QUE SERÁ OFERECIDO PELOS PLANOS DE SAÚDE!

Hoje, 25 % da população brasileira utiliza planos de saúde. Esse número pode parecer pequeno, mas em um país tão populoso, ele representa 47 milhões de pessoas. É muita gente que recorre à saúde privada, já que o SUS Infelizmente não consegue atender a toda a população com excelência.

E quem paga por um plano de saúde privado espera ter acesso mais ágil e maior cobertura de tratamentos do que teria no sistema público.

O que muita gente não sabe é que é possível participar do processo de decisão do que vai ser coberto ou não pelos planos de saúde. E a participação social é extremamente importante para que a voz da sociedade seja ouvida e cada vez mais os planos de saúde atendam à necessidade de quem os utiliza.

MAS COMO ESSA PARTICIPAÇÃO FUNCIONA?

A cada dois anos, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) avalia novos medicamentos e procedimentos em saúde e decide o que será incluído na lista de cobertura dos planos e seguros de saúde (rol de procedimentos). Ou seja, se um novo medicamento ou procedimento for incorporado ao rol, os planos de saúde são obrigados a disponibilizar aquela tecnologia para seus clientes.

Na data estipulada, os interessados enviam a sua proposta de atualização do Rol preenchendo um formulário chamado FormRol. Após o envio das propostas, os documentos e informações enviados são avaliados por técnicos de diversas áreas dentro da ANS, e reuniões de discussões são realizadas para analisar as propostas enviadas. Participam das reuniões os membros da CAMSS, os representantes das diretorias da ANS e os autores das propostas elegíveis.

SE ESSAS REUNIÕES SÃO FECHADAS, COMO POSSO PARTICIPAR?

Existem duas formas importantes de participar do processo de decisão!

A 1ª é acompanhando a agenda das reuniões da ANS para saber o que será discutido, e assistir ao vivo as reuniões que te interessam. É importante que os tomadores de decisão saibam que estão sendo vistos pela sociedade. As reuniões podem ser acompanhadas pelo youtube da ANS:

https://www.youtube.com/channel/UC5ZdZ9npVaXnTEotafyiP_A

Enquanto assiste as discussões, poste os seus comentários no vídeo e em suas redes sociais com a #EstamosDeOlhoANS, marcando a agência:

Facebook: https://www.facebook.com/ans.reguladora

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ans_reguladora/

VEJA AQUI O CALENDÁRIO COMPLETO DAS REUNIÕES

Após todas as reuniões e discussões, é aberta uma consulta pública para que a população possa se manifestar deixando a sua opinião sobre as recomendações de atualização do rol da ANS. E nessa hora a sua participação é muito valiosa, já que a decisão sobre a atualização do rol afeta diretamente a vida desses 47 milhões de brasileiros que possuem planos de saúde!

A próxima atualização do rol é em 2020, e a consulta pública será aberta no 2º semestre. Fique de olho!

Leia também