1º de outubro – Dia Mundial da Urticária

Quem acompanha a Psoríase Brasil já percebeu que a entidade incorporou mais doenças de pele em seu escopo de lutas diárias. Sendo a UCE (Urticária Crônica Espontânea) uma delas. Além do Dia Mundial da Psoríase (29/10), que trabalhamos fortemente há anos com campanhas físicas e online, neste 1º de outubro, reforçamos o Dia Mundial da Urticária. Nas nossas redes sociais estamos postando uma série de cards de conscientização e informativos sobre doença UCE.

O Dia Mundial da Urticária

Para conscientizar a população sobre a doença – além de renovar a crença dos pacientes – o dia 1º de outubro marca internacionalmente o Dia Mundial da Urticária. A data foi criada em 2014 pela Asociación de Afectados de Urticaria Crónica (AAUC), uma organização espanhola que promove o intercâmbio de experiências e conhecimento sobre a doença para a população. No Brasil, a data também já marca há alguns anos um momento de conscientização e educação da população sobre as diferenças entre cada tipo de urticária – como a crônica e a espontânea, por exemplo.

O que é Urticária Crônica Espontânea (UCE)

A Urticária Crônica Espontânea (UCE) é caracterizada por lesões avermelhadas na pele que coçam. Essas lesões ou vergões, que podem se parecer a picadas de insetos, causam o desconforto da coceira (prurido) constante e intensa no corpo do paciente. As lesões também podem provocar sensação de ardência ou queimação e atrapalham muito a qualidade de vida.

Ao contrário de outras urticárias, a Urticária Crônica Espontânea (UCE) não está associada a fatores externos, como alimentação, uso de medicamentos, uso de cremes ou perfumes, stress, pólen, entre outros. Quando a urticária crônica é desencadeada por gatilhos externos, a doença recebe o nome de Urticária Crônica Induzida (UCIND).

Para ser caracterizada como UCE, as crises de urticária devem ser igual ou superior a seis semanas e não ter uma causa relacionada, o que torna seu diagnóstico nem sempre fácil de ser realizado. Especialistas costumam acompanhar o histórico da doença e do paciente para chegar ao seu diagnóstico clínico. Além disso, exames laboratoriais podem ser realizados para que se exclua outras possibilidades de desencadeadores da urticária para se chegar ao diagnóstico de UCE.

Dicas do especialista

Hoje trouxemos uma entrevista da Novartis com o Dr. Luis Felipe Ensina, especialista em alergia e imunologia clínica, que listou alguns passos que são fundamentais para quem quer alcançar o bem-estar.  Confira:

  1. Siga as recomendações médicas, sempre! A urticária crônica pode durar vários meses ou anos. Enquanto ela estiver em atividade é importante que você use as medicações indicadas pelo seu médico, mesmo quando a urticária não estiver se manifestando.
  1. Diga ‘NÃO’ à automedicação! Medicamentos do tipo analgésicos e anti-inflamatórios podem agravar a urticária crônica. Em caso de dor ou febre, converse com o seu médico sobre a opção mais segura.
  1. Mexa-se! As atividades físicas e exercícios são sempre importantes e constituem um hábito saudável. Caso a urticária limite suas atividades físicas, converse com o seu médico que poderá sugerir uma adequação do tratamento.
  1. Evite o que te faz mal… Algumas pessoas podem piorar da urticária em situações em que exista aumento da temperatura corporal, como estresse, calor e consumo de bebidas alcoólicas. Pocure evitar estes desencadeantes.
  1. Tenha atenção à alimentação. Alimentos não são causa de urticária crônica, mas podem desencadear crises, principalmente aqueles ditos “liberadores de histamina”, como carne de porco, crustáceos, morango e chocolate, entre outros. Observe no seu caso se existe relação entre ingestão de determinado alimento e piora da urticária, e compartilhe isso com o seu médico.
  1. Evite corantes e conservantes: existem cada vez mais evidências científicas de que os aditivos alimentares não estão diretamente relacionados com as exacerbações da urticária crônica. Por outro lado, uma dieta sem corantes e conservantes é mais saudável, e hábitos saudáveis devem ser incorporados.
  1. Mantenha-se calmo! A urticária não é causada por estresse, mas o estresse pode piorar a sua urticária. Procure sempre um período do dia para relaxar, fazer uma atividade ao ar livre, curtir a vida com a família e os amigos. Isso certamente o ajudará a ter uma melhor qualidade de vida.
  1. Conheça e monitore seus índices: durante o seu tratamento, utilize as ferramentas disponíveis para monitorar a sua urticária, como o Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI) e o Escore de Atividade da Urticária (UAS). Isso é importante, pois permite que você e seu médico tenham dados mais objetivos em relação a sua qualidade de vida durante o tratamento da urticária

Fonte: https://saude.novartis.com.br/urticaria/8-passos-para-viver-bem-com-urticaria-cronica/
Fonte: https://saude.novartis.com.br/urticaria/1o-de-outubro-dia-mundial-da-urticaria/

Leia também