10 insights da Live do Dia Mundial da Urticária

O 1º de outubro foi marcado pelo Dia Mundial da Urticária (UCE). Nessa data, a Psoriase Brasil realizou uma live no Youtube com o dermatologista Dr. Paulo Ricardo Criado e a alergista Dra. Roberta Fachini Jardim Criado. A transmissão sanou dúvidas comuns e deu dicas para uma melhor qualidade de vida aos portadores de UCE.

Confira os 10 melhores insights da live:

  1. Diagnóstico e tratamento multidisciplinar | É de extrema importância estabelecer se de fato o paciente está lidando com UCE pois várias doenças aparentam ser algum tipo de urticária, quando na verdade são outras mazelas. Várias destas não respondem ao tratamento utilizado para urticária e requerem outros tipos de medicamentos. Para um diagnóstico mais preciso, é recomendado que o paciente procure especialistas não apenas de uma área, mas que faça um tratamento multidisciplinar.
  2. Tratamento funciona de forma diferente em cada pessoa | A urticária não é igual para todos os pacientes, assim como nenhum paciente é igual ao outro. Isso quer dizer que nem sempre o mesmo tratamento funcionará para todos os acometidos pela doença. Para descobrir o tratamento de melhor eficácia, reforçamos que o paciente deve procurar um tratamento multidisciplinar.
  3. Ir ao pronto socorro a cada crise de UCE não é a melhor opção | Fazendo isso, o paciente está apenas combatendo os sintomas e não tratando a doença. Para melhor qualidade de vida, aconselhamos o paciente a procurar um médico especialista na área. Além do mais, os remédios ministrados no hospital podem dificultar o diagnóstico da UCE se usados frequentemente, além dos danos colaterais causados ao corpo.
  4. Detalhes para o diagnóstico | Não tenha medo de contar todos os detalhes para o seu médico, a omissão de informações apenas faz com que o processo de descobrir o diagnóstico exato fique mais lento.
  5. O stress pode se tornar uma bola de neve. Apesar de não causar a urticária, é um grande agravante | O portador ao ter uma crise de urticária fica estressado, agravando o seu quadro. Para uma melhor qualidade de vida, recomendamos que seja procurado um médico especialista.
  6. Há esperança | Quando diagnosticada e tratada corretamente, a UCE deixa de ser um peso na vida do paciente, que consegue recuperar seu sono, sua auto estima e principalmente sua qualidade de vida. Pacientes de UCE que seguem corretamente o tratamento conseguem viver normalmente.
  7. Centros de Referência e Excelência em Urticária (Ucare) | Ucare são clínicas certificadas pela rede Ga2Len, renomada rede europeia no tratamento de alergias. Essas clínicas recebem o certificado por completar os 32 objetivos definidos, que vão desde o acolhimento dos pacientes até estar inserido na pesquisa para novos tratamentos de urticária. No Brasil há algumas clinicas, consulte: www.ga2len-ucare.com/centers/centers.html
  8. O tratamento da UCE deve ser contínuo, não apenas quando o paciente se encontra em crise | Deve-se tomar todos os dias os anti-histamínicos, assim como a rotina dos imunobiológicos deve ser seguida.
  9. Covid e medicamento | O tratamento imunobiológico não é imunossupressor e não precisa ser interrompido em casos de Covid, apenas se o quadro se agravar muito. Também, é seguro tomar a vacina sem interromper o biológico.
  10. Médicos de confiança | Para maior sucesso e agilidade no tratamento da UCE, é recomendado que além de procurar por um tratamento multidisciplinar, que o paciente mantenha os mesmos doutores, pois estes já têm melhor conhecimento sobre o quadro e o sucesso do tratamento.

 

Leia também