Institucional

Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de Outras Doenças Crônicas de Pele.

Psoríase Brasil – Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de outras Doenças Crônicas de Pele – tem como objetivo principal lutar pelos direitos dos pacientes no acesso a políticas públicas de saúde e para disseminar informações relativas à doença psoriásica e outras doenças crônicas de pele. Somos uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional, fundada em 2005, com sede em Porto Alegre (RS).

Nosso trabalho em doença psoriásica está baseado no Relatório Global da Psoríase, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, junto com sua Resolução sobre Psoríase, da qual o Brasil é signatário.

Nossa missão é buscar o acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento às doenças, seja no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos planos privados de saúde (ANS). Para isso, fazemos advocacy com parlamentares e demais níveis da administração pública e privada. Desde 2020 incorporamos à causa da doença psoriásica novas doenças crônicas de pele, como urticária crônica espontânea, dermatite atópica e vitiligo.

A Psoríase Brasil desenvolve seu trabalho de forma absolutamente autônoma, buscando a parceria na realização de projetos pontuais. Contamos com um time de médicos especialistas que atuam de forma voluntária nos auxiliando na causa.

Missão

Informar, esclarecer e conscientizar a sociedade civil sobre a psoríase, artrite psoriásica e de outras doenças crônicas de pele. Defender e garantir os direitos dos pacientes a partir de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida. Atuar em advocacy para defesa da saúde perante o Poder Público em todas as instâncias, especialmente para a promoção da saúde e acesso aos tratamentos.

Visão

Ser associação de pessoas com psoríase, artrite psoriásica e de outras doenças crônicas de pele referência no Brasil.

Valores

1. CredibilIdade
2. Cooperação
3. Diálogo
4. Pró-atividade
5. Igualdade

Princípios

1. Conduta ética;
2 .Transparência;
3. Respeito;
4. Honestidade
5. Justiça

Crenças da Psoríase Brasil

Acreditamos que através de atitudes de respeito e solidariedade, uniremos forças para a melhoria da qualidade de vida.

Especialistas

DRA. SAMANTA DE ROSSI-RS

Dermatologista

Dra. Jaquelini Barboza-RS

Dermatologista

Dr. Leandro Leite-RS

Dermatologista

Dra. Fernanda Bassanessi-RS

Dermatologista

DR. RAFAEL TOMAZ-SP

Dermatologista

DR. CAIO DE CASTRO-PR

Dermatologista

DR. LUIZ GAMEIRO-SP

Dermatologista

DRA. LIA DANTAS-RS

Dermatologista

DR. WAGNER GALVÃO-SP

Dermatologista

DRA. IVONISE FOLLADOR-BA

Dermatologista

DRA. ALINE OKITA-SP

Dermatologista

DR. DIMITRI LUZ-SP

Dermatologista

DR. ALBERTO FOLENA- SP

Cardiologista

DR. RENAN AUGUSTO-RS

Alergista/Imunologista

DRA. ANA PAULA MOSCHIONE CASTRO-SP

Imunologista e Alergologista pediátrica

DR. FELIPE AUBIN-RS

Reumatologista

DRA. TATIANA KARENINI MÜLHER-RS

Reumatologista

DRA. HERICKA ZOGBI-RS

Psicóloga

AMNA HAMID-RS

Nutricionista

CLARA FONSECA-SP

Nutricionista

DR. RUDIMAR STELMACH

SC

Conselho Científico

Dr. Leandro Leite-RS

Dermatologista

Dr. Caio de Castro-PR

Dermatologista

Dr. Wagner Galvão-SP

Dermatologista

Dr. Dimitri Luz-SP

Dermatologista

DR. RAFAEL TOMAZ-SP

Dermatologista

DRA. ALINE OKITA-SP

Dermatologista

DRA. ANA PAULA MOSCHIONE CASTRO-SP

Imunologista e Alergologista pediátrica

Dr. Leandro Leite

Dermatologista, preceptor do serviço de residência médica do hospital São Lucas da PUC-RS. Professor do curso de pós graduação lato sensu em dermatologia do hospital São Lucas/PUC-RS.

Dra. Clarissa Prati

Dermatologista, especialista pela SBD, mestrado e doutorado em ciências da saúde e preceptora no serviço de residência em dermatologia do HSL/PUCRS.

Dr. Caio de Castro

Dermatologista, Preceptor na residência médica da Santa Casa e faz parte do corpo clínico do hospital. Acadêmico titular da cadeira número 1 da Academia Paranaense de Medicina, coordenador da América Latina do Consenso Mundial de Vitiligo e professor da disciplina de dermatologia da PUCPR.

Dr. Wagner Galvão

Dermatologista, responsável pela equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e membro da retaguarda do Hospital Sírio-Libanês.

Dra. Elisabeth Lima

Especialista em dermatologia pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM/UFES), especialista em atenção primária em saúde pela Universidade Pitágoras, especialista em gestão pública pelo Instituto Federal do Espírito Santos (IFES), preceptora da residência médica no ambulatório de espondiloartropatia no HUCAM. Preceptora no ambulatório de dermatologia na Faculdade MULTIVIX em Vitória.

Dr. Dimitri Luz

Dermatologista, mestrado com ênfase em psoríase pela Unicamp, médico colaborador do ambulatório de psoríase e imunobiológicos da UNICAMP, médico do centro de pesquisa clínica em dermatologia e médico nos hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz.

DRA. ANA PAULA MOSCHIONE CASTRO-SP

Mestre e doutora em ciências pela USP, médica assistente da unidade de alergia e imunologia Instituto da Criança HCFMUSP.

Dra Kathleen Daniotti

Reumatologista, formada em Clínica Médica e Reumatologia pela FAMERP, membro Titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia, membro da Sociedade Catarinense de Reumatologia, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Catarinense de Reumatologia.

DR. Rafael Tomaz

Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutorando do Departamento de Dermatologia da EPM-UNIFESP

DRA. Jaquelini Barboza

Dermatologista, Mestre em promoção da saúde, fellow IPC (Internacional Psoriasis Council), professora da Faculdade de medicina da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul-RS)

DRA. Hericka Zogbi

Dra. em Psicologia Clínica, psicoterapeuta de orientação psicanalítica.

DRA. Aline Okita

Dermatologia pela USP, Coordenadora do ambulatório de psoríase, hidradenite e dermatite atópica da UMC (Universidade Mogi das Cruzes-SP), consultora de projetos PROADI relacionados com tecnologia para saúde, inteligência artificial e inovação do Hospital Israelita Albert Einstein. CEO da Kintsu Health Tech.