Tipos de Psoríase

A doença afeta pessoas de qualquer idade, mas acontece principalmente entre os 15 e 35 anos. A psoríase pode ser transmitida para as próximas gerações de uma família, pois a genética influencia em 30% dos casos. Existem vários tipos de psoríase e essas variações dependem da localização e das caraterísticas das lesões:

Psoríase em Placas

É a forma mais comum da doença, caracterizada por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Psoríase Artropática

Pode estar associada a comprometimento articular. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações como a do joelho.

Psoríase em Gutata
Pequenas lesões localizadas, em forma de gotas, associadas a processos infecciosos. Geralmente, aparecem no tronco, braços e coxas (bem próximas aos ombros e quadril) e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens.
Psoríase Eritrodérmica
Acometimento de mais de 90% da superfície corporal, de caráter subagudo ou crônico e comprometimento do estado geral. Pode ocorrer por piora da psoríase em placas ou pustulosa generalizada e, raramente, como manifestação inicial da doença.
Psoríase Ungueal

Surgem depressões puntiformes ou manchas amareladas principalmente nas unhas da mãos

Psoríase Invertida

Lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras. Também aparecem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Psoríase Pustulosa

Aparecem lesões com pus nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo.

Psoríase Palmo-Plantar

As lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.

Se você tem essa forma rara e grave de Psoríase, faça parte do cadastro de pacientes com PPG
Psoríase Pustulosa Generalizada (PPG)

Dentre os diversos tipos de psoríase, existem as psoríases pustulosas que são caracterizadas por pequenas bolhas com pus (pústulas). Na sua forma mais grave, as pústulas estão espalhadas por todo o corpo, o que é chamado de PPG – psoríase pustulosa generalizada.

A PPG (Psoríase Pustulosa Generalizada) é uma doença rara que ATINGE 9 EM CADA 1 MILHÃO DE PESSOAS NO BRASIL, com histórico de psoríase em placas ou não.

Sintomas

Se de repente, surgirem pequenas bolhas de pus espalhadas pelo corpo, associadas a vermelhidão na pele, fadiga, náusea e dor intensa, fique atento: esses podem ser sintomas da Psoríase Pustulosa Generalizada, conhecida como PPG.

As pessoas que possuem PPG sentem dor, ardência ou coceira. Os momentos mais difíceis são durante as crises que podem ocorrer repentinamente e levar a internações.

Além dos sintomas da pele, cansaço, indisposição, perda de apetite, náusea, febre ou dores nas articulações são comuns. Apesar de não ser contagiosa, leva o paciente ao isolamento. 11,6% dos pacientes com PPG apresentam ansiedade e 10,7% possuem depressão.

Gatilhos

1) Retirada de corticoides
2) Infecções
3) Estresse
4) Gestação

Outros gatilhos possíveis

– Alguns medicamentos
– Substâncias que causam irritação na pele
– Radiação Solar

Vivendo com a Psoríase Pustulosa Generalizada (PPG)

Vivendo com a Psoríase Pustulosa Generalizada (PPG) Um dos grandes receios entre os pacientes que apresentam os primeiros sinais de psoríase pustulosa generalizada (PPG) é, sem dúvidas, a exposição social. As pústulas da pele podem durar semanas ou até meses se não tratadas, e isso afeta não apenas a saúde física, mas também impactam o bem-estar mental. Se você ou alguma pessoa próxima foi diagnosticado com PPG, importante compreender o que é essa doença. As causas ainda são desconhecidas.

O que se sabe é que algumas pessoas são naturalmente propensas a ter PPG. As crises aparecem de repente, em forma de dolorosas pequenas bolhas cheias de pus (pústulas) e podem ser seguidas de febre. Por essa razão é importante procurar um dermatologista para acompanhamento e orientação adequados. Por mais que a PPG seja rara e única, é preciso mostrar aos pacientes ou você saber que ninguém está sozinho nessa jornada e que a PPG não é uma doença contagiosa.

A PPG pode afetar você emocional e socialmente

Por causa da PPG, você pode mudar a forma como se socializa e interage com parentes, colegas de trabalho e amigos. Com frequência, ocorrem transtornos como ansiedade e depressão. A PPG pode impactar até mesmo no seu relacionamento. Ainda que conviver com a doença seja desafiador, é importante lembrar que há maneiras de controlá-la e manter a qualidade de vida.

Saiba que você não está sozinho. Falar sobre o assunto com familiares e amigos pode ajudar nessa jornada. Participar de comunidades e grupos de pacientes, pessoas que compartilham da mesma condição, contribui para troca de experiências e diminui o isolamento. Bem administrada e com apoio e suporte adequados, a PPG não vai impedir de você viver a sua vida, mantendo a rotina e atividades prazerosas.

Cuidados para evitar a crise da PPG

Algumas dicas de cuidados que você deve ter para evitar o aparecimento da doença ou desencadear crises de PPG.

– Evite a interrupção do uso de medicamentos sem indicação de um profissional;
– Proteja-se do Sol para evitar queimaduras na pele;
– Tente evitar situações de estresse;
– Cuide da sua saúde: evite infeções virais (incluindo rinovírus e coronavírus);
– Não utilize corticosteroides orais, a não ser em caso de orientação médica.

Se você apresentar qualquer sintoma da PPG, procure imediatamente um dermatologista.

Quer saber mais sobre PPG? Clique aqui.