Relatório global sobre psoríase – OMS

Um marco para pacientes com PSORÍASE em todo o mundo!

Em 2014, 194 países membros das Nações Unidas concordaram em adotar a resolução da Organização Mundial da Saúde (WHO – World Health Organization) sobre PSORÍASE, reconhecendo a PSORÍASE como uma doença grave associada a um alto impacto na qualidade de vida dos pacientes e graves comorbidades associadas.

Durante a Assembléia Mundial da Saúde (WHA – World Health Assembly), os membros do conselho dessa Organização, concordaram em adotar o item 13.5 da resolução sobre PSORÍASE. É a primeira vez que uma resolução sobre esse tema foi adotado pela Organização Mundial da Saúde e a doença discutida em sua Assembléia.

O reconhecimento internacional e o consequente acordo reconhecendo que a PSORÍASE é muito mais do que apenas uma doença de pele, e sim uma doença grave, é um passo significativo para os pacientes em todo o mundo. Isso porque os pacientes muitas vezes sofrem estigma e discriminação devido a falta de compreensão sobre a doença. A PSORÍASE é muito mais do que apenas uma doença de pele, informações sobre o impacto psicossocial da PSORÍASE, suas comorbidades e os sentimentos de impotência e frustração que os pacientes tem todos os dias, é pouco conhecida pelo público em geral, muito menos pelos decisores políticos e outras partes envolvidas, que não façam parte do meio dermatológico.

Um relatório global sobre a PSORÍASE

Os ministros da saúde e secretários de todo o mundo reuniram-se com o intuito de mudar essa realidade e ampliar a consciência e o conhecimento das pessoas sobre a psoríase. Além disso, a Assembléia Mundial da Saúde concordou que o Secretariado da Organização Mundial de Saúde deve produzir um relatório global sobre a PSORÍASE, que envolverá prevalência, incidência e modelos de gestão bem sucedidos de saúde pública a respeito da doença, além de elaborar recomendações sobre o que deve ser feito em termos de pesquisa, público e futuras políticas de saúde visando enfrentar desafios relacionados com a PSORÍASE. A Organização Mundial de Saúde também vai publicar informações sobre a PSORÍASE em seu site a partir de agora, fornecendo ao público em geral informações oficiais sobre a PSORÍASE.

E em 2016 a OMS, lança o Relatório que destaca o impacto da psoríase na saúde pública ao foco. O relatório foi redigido para ajudar a aumentara ciência sobre a variedade de modos por meio dos quais a psoríase pode afetar a vidas das pessoas.