A Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e Outras Doenças Crônicas de Pele – Psoríase Brasil – passou a trabalhar com novas doenças de pele e para isso alterou seu Estatuto. A Psoríase Brasil englobou em seu trabalho, doenças como Vitiligo, Urticária Crônica Espontânea, Dermatite Atópica, entre outras.

A entidade segue sendo uma organização civil sem fins lucrativos que busca o acesso universal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por planos privados de saúde a tratamentos às doenças crônicas de pele, além de outros propósitos.

Uma das áreas de atuação da Associação chama-se advocacy, que é a luta pela defesa das necessidades dos pacientes com psoríase e outras doenças crônicas de pele. Para isso, a Psoríase Brasil busca junto a decisores públicos lutar pelos anseios dos pacientes, como a necessidade de acesso a tratamentos, a incorporação de novas terapias pelo SUS e pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), responsável pela regulação dos planos privados.

Em sua trajetória em advocacy, a Psoríase Brasil já criou duas frentes parlamentares no Congresso Nacional pela Psoríase e Artrite Psoriásica, uma delas em atividade atualmente. Também foram as instaladas Frentes Parlamentares no Rio Grande do Sul, uma estadual e duas municipais, nas cidades de Esteio (RS) e Porto Alegre (RS).

As frentes parlamentares dão força à entidade para ajudar na elaboração e abrir caminhos junto ao poder público à causa dos pacientes com doenças crônicas de pele.

A Associação teve um importante papel para a aprovação e incorporação dos medicamentos biológicos pelo SUS. Em 2020, o novo desafio será a Consulta Pública a ser realizada pela ANS também sobre a incorporação das terapias biológicas pelos planos privados de saúde.

Para que se consiga conquistar demandas, a participação dos pacientes é fundamental e a Psoríase Brasil amplia sua atuação para poder ajudar mais pessoas na nobre causa de defesa à saúde.