A voluntária Gládis Lima, presidente da ONG Psoríase Brasil, foi uma das dez mulheres homenageadas com o Troféu Mulheres Nota 10 Rio Grande do Sul no sábado, 16 de março, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A premiação é uma iniciativa do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e a presidente da ONG foi uma das dez selecionadas entre dezenas de indicações. Embora seja apartidária, a Psoríase Brasil tem ganho muito apoio de políticos do PRB nos trabalhos em busca de políticas públicas pela doença em nível local, regional e nacional. Em Porto Alegre, o vereador José Freitas (PRB) preside a Frente Parlamentar pela Psoríase e outras doenças de pele na Câmara Municipal e no Congresso Nacional o deputado federal Carlos Gomes tomará posse da presidência da Frente Parlamentar marcada a ser instaurada em 20 de agosto deste ano. Em ambas as Frentes, Gládis Lima tem participação como membro de entidade civil organizada.

A Psoríase Brasil é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega associações regionais brasileiras de pacientes com Psoríase. Criada em 2000, em Porto Alegre (RS), por Gládis Lima, a Psoríase Brasil foi oficializada em 2010 e, desde então, passou a ter representatividade nacional e internacional. A entidade tem como parceira a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) possui Comitê Científico composto por médicos dermatologistas da SBD e é membro de instituições internacionais, como a IFPA – Federação Internacional das Associações de Psoríase -, Latinapso – Rede Latino-Americana de Psoríase – e IAPO – Internacional Alliance of Patient’s Organizations, entre outras.

Gládis Lima é graduada em Administração de Empresas e trabalhou por mais de 20 anos em instituição financeira. Em 2000 começou a atuar em prol dos pacientes com psoríase, criando a Associação Nacional Psorisul, em 2001, e ampliou a atuação a todo o Brasil, em 2010, com a fundação da Psoríase Brasil. A entidade busca fazer valer o direito  dos pacientes de psoríase e artrite psoriásica por meio de ações de advocacy e pela disseminação de informações contra o preconceito e o desconhecimento acerca da doença.